No Dia Nacional do Doador de Sangue, Hemoacre recebe doadores com comemoração: 'fazer o bem nunca é dificuldade'
25/11/2024
Neste 25 de novembro, Hemoacre busca captar doadores regulares para manutenção do estoque de sangue. Evento contou com sorteio de brindes e lanches. Hemoacre faz festa para receber doadores no dia nacional do doador de sangue
Rede Amazônica/José Rodnei
O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado nesta segunda-feira (25), e o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoacre) recebeu os doadores com uma comemoração especial com música, lanche diferenciado e sorteio de brindes.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A gerente geral do Hemoacre, Thereza Picado, afirma que o doador tem que ser sempre valorizado e esse momento é para que as pessoas entendam a importância do doador e o incentive a doar constantemente.
"Esse ato de doação de sangue regularmente é o que ajuda a gente a manter o nosso estoque de sangue para atendimento à nossa rede hospitalar do estado. Isso aqui é exatamente para mostrar a importância dele [doador], como ele tem salvado muitas vidas também. É uma festa tradicional, então o doador já sabe que vai ter a comemoração para ele", disse ela.
Thereza frisou ainda que esse dia é para homenagear o doador que com uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas. "Nosso estoque do sangue está bem aceitável, mas aceitável num dia não significa que no dia seguinte isso esteja bom. O estoque é muito dinâmico, porque depende da demanda. Então, a gente tem sempre o objetivo de aumentar esse estoque", explica ela.
LEIA MAIS:
No Dia Mundial do Doador de Sangue, Hemoacre apresenta estoque crítico; saiba como doar
Hemoacre lança campanha para aumentar doações e garantir estoque de sangue no Carnaval
A gerente ainda informa que no Acre há doadores regulares, porém é preciso aumentar esse quadro de pessoas. "A gente tem um time bom de doadores de sangue, mas esse time tem que aumentar de forma exponencial, então, a gente sempre convida, nossa equipe de captação, é incansável, trabalha muito em cima disso, de novos doadores de sangue, mas a gente precisa sempre que a população dê esse retorno, convide, quando vier doar sangue, convide um vizinho, um amigo", pede ela.
Doadores
A técnica em enfermagem Maelly Cristine Santos, é doadora desde 2011, e declara que sua atitude tem a intenção de salvar vidas.
"Muitas pessoas necessitam e como eu tinha todos os quadros aptos a doar, me senti insegura de doar e não parei mais. Eu trabalho no Hospital do Câncer e lá eu vejo quanto uma bolsa de sangue é valiosa. Salva muitas vidas mesmo. Muitos pacientes lá necessitam, então, eu tô aqui, fazendo a minha parte", expressa ela.
Outro doador que esteve presente nesta segunda (25), é o servidor público, Ailton Braga, que já é doador há mais de 10 anos e decidiu doar pela primeira vez para ajudar uma pessoa que estava precisando.
"Aí depois que eu vim pela primeira vez, eu peguei gosto pela coisa. Achei muito importante o hábito de doar, você tá salvando vidas e ajudando pessoas que realmente necessitam, e você doa um pouco do que, graças a Deus, você tem de sobra", celebra ele.
Hemoacre recebe doadores com festa neste dia
Júnior Aguiar/Asscom-AC
O cafeicultor, Diego Fagundes já doa há dois anos e sai do município de Acrelândia para o Hemoacre em Rio Branco, uma distância de 104 km, para fazer suas doações e garante que a intenção é fazer o bem.
"Fazer o bem, né? Pra gente ver se a gente recebe de volta, em troca. Tem tantas pessoas precisando de sangue, e a gente pode estar num certo momento nessa posição também, por isso que a gente faz a doação, pra ver se a gente ajuda de alguma forma", esclarece ele.
E sobre a distância, Fagundes garante que há coisas mais difíceis na vida. "Eu acho que há dificuldades maiores. Existem coisas mais difíceis do que vir doar sangue. Eu acho que a gente fazer o bem nunca é dificuldade", sustenta ele.
🚨 O que você precisa para doar?
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal;
Pesar acima de 50 quilos;
Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 14 horas;
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
Estar alimentado: evitar alimentação gordurosa nas 3 horas antes de doar;
Apresentar documento oficial com foto: carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, CNH digital, e E-titulo com foto;
❌ Impedimentos definitivos para a doação
Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
Evidências clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue;
Hepatites B e C, AIDS (Vírus do HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
Uso de drogas ilícitas injetáveis;
❗ Impedimentos temporários
Gripe, coriza, resfriado, aguardar 14 dias após o desaparecimento dos sintomas;
Febre, aguardar 30 dias;
Gravidez ou suspeita da mesma;
Parto: aguardar 90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana;
Amamentação: aguardar até a criança completar 12 meses;
Tatuagem/piercing: aguardar 6 meses; (piercing na cavidade oral ou vaginal impedem a doação e após a sua retirada é necessário aguardar 12 meses)
Ingestão de bebida alcóolica: aguardar 12 horas;
Extração dentária: aguardar 72 horas.
Cirurgia de apendicite, hérnia, retirada de amígdalas, varizes: aguardar 3 meses;
Cirurgia de retirada de vesícula, útero, rins, tireoide, cólon e redução de politraumatismos sem sequelas graves: aguardar 6 meses
Transfusão de sangue: aguardar 12 meses
Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
Exames e procedimentos com utilização de endoscópio: aguardar 6 meses
Exposição a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses após a exposição
📍 Onde doar
No Acre, é possível doar em 3 pontos de coleta. Um em Rio Branco, outro em Cruzeiro do Sul e outro em Brasiléia.
Rio Branco
Endereço: Av. Getúlio Vargas, número 2787, Bairro Bosque
Funcionamento: De segunda a sábado, das 7h30 às 18h
Telefone: 3215-2323
Cruzeiro do Sul
Endereço: Rua Pedro Telles, número 600, Bairro Manoel Terças
Funcionamento: De segunda a sexta, das 7 às 13h
Telefone: 68 3322 4318
Brasiléia
Endereço: Rua Generalíssimo Deodoro, n° 417, Bairro Raimundo Chaar
Funcionamento: Todas as Terças-feiras - Horário de funcionamento: 8h às 12h e das 14h às 17h
Colaborou o repórter Jardel Angelim, da Rede Amazônica Acre.
Unidade móvel do Hemoacre realiza campanha de doação de sangue
VÍDEOS: g1